ABO-NH PROMOVE SIMPÓSIO SOBRE RONCO E APNÉIA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Postado Por Categoria: Atividades

ABO-NH PROMOVE SIMPÓSIO SOBRE DISTÚRBIOS DO SONO, RONCO E APNÉIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO COM OS PROFESSORES DRA. GABRIELA VEDOLIN, DR. GERALDO RIZZO, DR. ROGÉRIO BELLE, ATIVADORA: DRA. JULIANA CERVO E COORDENADOR:DR. FABRÍCIO FINAMOR

Ocorreu no último dia 25 de outubro o Simpósio sobre Distúrbios do Sono, Ronco e Apnéia, Diagnóstico e Tratamento pelos Dr’s. Gabriela Vedolin, Geraldo Rizzo, Rogério Belle, Juliana Cervo e Fabrício Finamor. O evento reuniu cerca de 46 profissionais e foi um sucesso. Após, Professores e participantes confraternizaram no Coffee Break. O Curso contou com o patrocínio do Centro de Diagnóstico Odontológico, Dental Técnica NH, apoio da Dental Shop e Laboratório Biodente.

img_74_tn2

Comments (3)

  1. Dr. Vicente Oliveira

    Maneiro demais ver o pessoal da ABO-NH organizando um simpósio tão relevante sobre ronco e apnéia, né? 46 profissionais reunidos pra discutir com gente boa tipo a Dra. Gabriela Vedolin e o Dr. Geraldo Rizzo é show. É um assunto que afeta muita gente e precisa de cada vez mais atenção, então eventos assim são fundamentais pra gente se aprofundar no diagnóstico e tratamento! 👏

  2. Aylla Vasconcelos

    É pertinente observar a iniciativa da ABO-NH em promover um simpósio focado nos Distúrbios do Sono, Ronco e Apneia, abordando especificamente o diagnóstico e tratamento. A complexidade etiológica e a multifatorialidade dessas condições demandam uma abordagem interprofissional, e a presença de nomes como Dra. Gabriela Vedolin, Dr. Geraldo Rizzo, Dr. Rogério Belle, Dr. Fabrício Finamor, e Dra. Juliana Cervo como ativadora, sugere uma cobertura diversificada de perspectivas clínicas e terapêuticas. A reunião de “cerca de 46 profissionais” é um indicativo do interesse da comunidade médica e odontológica pela temática, embora o universo de profissionais que lidam com essa morbidade seja vasto e, portanto, a disseminação desse conhecimento seja um desafio contínuo.

    Para futuras edições, seria enriquecedor aprofundar a discussão sobre a integração de tecnologias de diagnóstico, como a polissonografia completa e a poligrafia domiciliar, bem como as técnicas de imagem da via aérea superior para uma melhor predição de sucesso terapêutico. Além disso, a exploração detalhada de protocolos de tratamento que incluem a terapia com aparelhos intraorais de avanço mandibular (MAND) – cuja relevância é sublinhada pelo patrocínio de empresas como Dental Técnica NH e Centro de Diagnóstico Odontológico – e o manejo de pacientes refratários ao CPAP, poderiam agregar valor substancial. A contínua atualização sobre o impacto sistêmico da apneia obstrutiva do sono e a otimização dos encaminhamentos entre especialidades são pontos cruciais para a elevação do padrão de cuidado ao paciente, o que, sem dúvida, é o objetivo final de eventos como este.

  3. É positivo ver iniciativas como o Simpósio da ABO-NH abordando temas tão relevantes como distúrbios do sono. Contudo, levanto a questão de como um evento que reuniu “cerca de 46 profissionais” e foi considerado “um sucesso” conseguirá gerar um impacto significativo e escalável no diagnóstico e tratamento do ronco e apneia em uma população mais ampla, considerando a prevalência desses problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *