O objetivo desta matéria é alertar os pais sobre algumas particularidades dos dentes das crianças. Presenciamos, em nossos consultórios, falhas no cuidado que se deve ter com os dentes durante a infância. Na maioria das vezes isto ocorre porque os pais desconhecem a importância destes dentes temporários, decíduos ou dentes-de-leite, como são comumente chamados.

Na primeira infância, desde o nascimento até os seis anos de vida, ocorre o desenvolvimento da arcada decídua, formada por 20 dentes-de-leite, dez em cada arcada. Estes dentes são divididos em grupos e cada grupo tem uma função específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a importância da presença de todos os dentes, para que seja efetuada uma boa mastigação.

A importância dos dentes-de-leite não está relacionada apenas à mastigação. A presença de todos os dentinhos, até a sua substituição, pode prevenir futuros problemas nas arcadas dentárias. A perda precoce de um temporário, seja por cárie, trauma ou qualquer outro motivo, pode evoluir para a falta de espaço para o dente que irá substituí-lo.

Já é muito comum a falta de espaço para os dentes permanentes e este problema pode ser agravado com perda precoce dos dentes-de-leite.

Não deixe passar o período ideal para obter o conhecimento necessário quanto ao cuidado que se deve ter com os dentes dos pequeninos. Procure um especialista para uma avaliação.

Bruna Vidal Rosa

CRORS 20220

 

Este artigo é de responsabilidade do autor

 

DATA: 15.08.17 – às 19:30 – NH- HOTEL

 PALESTRA: CONTROLE VERTICAL NOS TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS.”

 PROF.  DR. JOSÉ RENATO PRIETSCH

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO E GARANTA SUA VAGA!

FONE: 3594.3332

 

Dúvidas:abonh@abonh.com.br/Acesse: www.abonh.com.br

A ABO-NH DESEJA À TODOS UMA ÓTIMA SEMANA