Colaboradora: DRA. CLÁUDIA ROCHELE WICKERT

Aconselhamento dietético básico: o açúcar ingerido produz ácido na placa por 20 a 30 minutos, alimentos cariogênicos devem ser consumidos junto com as refeições, usar substitutos do açúcar e combinar um dia para o consumo de doces (sugestão aos fins de semana).
O leite tem um potencial cariogênico devido à presença de lactose, portanto a higiene bucal deve ter início na vida da criança mesmo antes dos primeiros dentes apontarem na cavidade bucal.
A mudança de hábitos na dieta deve ser gradual e ter consciência que a frequência do consumo de doces é sempre mais prejudicial que a quantidade consumida.
O dente recém erupcionado é mais poroso e mais suscetível à cárie. Nesse período a dieta deve ser mais controlada e os acompanhamentos pelo dentista devem ser feitos num
menor intervalo de tempo para que o dente adquira uma maior resistência.
Não esqueça de motivar a criança a mastigar bem os alimentos. Isso vai estimular o crescimento ósseo e prevenir a falta de espaço para os dentes.
As doenças da cavidade bucal são transmissíveis. Pais com cárie, doença periodontal e etc, que não se previnem e não cuidam, tem uma maior probabilidade de transmitirem aos seus filhos. Então procure seu dentista e faça a sua revisão e a prevenção!
É importante ter consciência da importância da dieta como prevenção na odontologia, na sua vida e de sua família e entender a relação da nutrição com a saúde bucal.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SORRISO PERFEITO!

Dra. Cláudia Rochele Wickert
Cirurgiã-Dentista – CRO/RS 7501