Colaborador: DR. RUY HARTMANN

A adição de flúor na água de abastecimento das populações é uma medida largamente utilizada como forma de prevenção de cárie. A justificativa para tal é que a incorporação de flúor aos dentes em formação, bem como a presença do mesmo em meio bucal através de aplicação tópica, torná-los-iam mais resistentes.
Já é sabido que a ingestão de flúor pode levar a fluorose, que é uma condição patológica que ocorre no momento da formação dos dentes e ossos, tornando-os mais frágeis. Além disso, estudos epidemiológicos sugerem que a exposição ao flúor está relacionada a problemas no desenvolvimento neurológico e endócrino. Uma matéria recente publicada na revista newsweek sobre o tema reacende a polêmica: É seguro fluoretar a água? Qual a real vantagem do flúor na redução da incidência de cárie na população?
Simplificadamente falando, existem duas maneiras pelas quais o flúor é utilizado em prevenção de cárie: a forma sistêmica (por exemplo, pela fluoretação da água ou sal) maneira pela qual o ele se “incorpora” ao esmalte dentário deixando-o mais resistente; e a forma tópica (por exemplo, adição ao creme dental) que atua localmente no processo de desmineralização e remineralização do esmalte dentário.
Sabe-se já há algum tempo que a utilização de flúor sistêmico é de pouca eficácia na prevenção a cárie. Por outro lado, quando usado de maneira tópica é uma maneira eficiente e segura de diminuir a incidência da mesma, pois dificulta a desmineralização dos dentes pelos ácidos metabolizados a partir dos açúcares da dieta.
Pessoalmente sou contrário a adição de fluoreto em água ou alimentos, pois seus benefícios são pequenos ou nulos quando comparado aos possíveis riscos que oferece. Já o uso tópico provou ser eficiente e seguro para a população. Polêmicas à parte, uma boa higiene com creme dental fluoretado em conjunto a uma dieta balanceada e com baixa ingestão de sacarose, bem como visitas periódicas ao seu dentista são suficientes para manter seus dentes livres de cáries e seu sorriso sempre bonito e saudável!

Dr. Ruy Hartmann CRORS 12224