Este é um sonho de toda a população. As pessoas procuram os dentistas questionando como obter a aparência estética sonhada. E são várias as técnicas e alternativas disponibilizadas pela Odontologia para se alcançar o tão sonhado sorriso, desde simples limpeza dentária (profilaxia) até a confecção de finas lâminas de porcelana cimentadas.
Um breve resumo de cada técnica:
PROFILAXIA: realizada em consultório com escovas ou taças de borracha e pastas especificas com o objetivo de remover placa e pigmentos extrínsecos que se acumulam na superfície dentária.
CLAREAMENTO DENTÁRIO: realizado em consultório ou em casa, consistindo na aplicação de gel de peróxidos (carbamida ou hidrogênio) em diferentes concentrações, com o objetivo de remover pigmentos intrínsecos, tornando o esmalte dentário mais branco. O clareamento deve ser feito SEMPRE com a supervisão de um dentista.
MICROABRASÃO DENTÁRIA: técnica empregada para remover pequenas manchas esbranquiçadas ou escuras, localizadas. É uma espécie de peeling dentário, sempre realizada em consultório. Consiste na aplicação de produto na superfície manchada do esmalte para promover a sua remoção através de abrasão. Em alguns casos existe a necessidade de associar desgaste dentário e restauração da região atingida.
FACETAS DE CERAMICA ou PORCELANA: as facetas de cerâmica são confeccionadas em laboratório. Em geral é necessário algum desgaste para acomodar o material. Entretanto, a evolução dessa técnica permite lâminas cada vez mais finas e um desgaste dentário menor que preserva a estrutura dentária. Após a moldagem encaminha-se ao laboratório onde serão confeccionas e, posteriormente, cimentadas ao dente, transformando o sorriso. Essa técnica permite mudança de cor, forma e volume, se o paciente assim desejar e for necessário
FACETAS DE RESINA: realizadas em consultório com resinas compostas e também necessita de desgaste dentário com objetivo de transformar o sorriso. A evolução das técnicas odontológicas e dos materiais nos traz muitas opções de trabalho. Dentes brancos, claros e harmônicos proporcionam boa aparência e bem estar, ajudando na autoestima. Convém ressaltar que nada substitui a prevenção e manutenção de dentes saudáveis!
Dra. Raquel Mancuso – CRO/RS 9928
Especialista em Dentística
Este artigo é de responsabilidade do autor




Poxa, que artigo show, Dra. Raquel! Dentes brancos são mesmo o sonho de muita gente, né? É muito bacana ver que a odontologia oferece tantas opções, desde uma simples limpeza (profilaxia) até as facetas de porcelana que você explicou. E achei super importante o que você ressaltou sobre o clareamento ser *sempre* com supervisão de um dentista, porque tem muita dica duvidosa por aí. No fim, nada substitui a prevenção e dentes saudáveis, né? Valeu pelas dicas! 😉
Putz, que legal esse artigo! Super verdade que dente branco é o sonho de geral, né? A Dra. Raquel mandou bem em trazer essas várias opções que a Odontologia oferece, desde uma simples profilaxia até as facetas de porcelana. É bom a gente ver que tem bastante coisa pra alcançar aquele sorriso de capa de revista, e vc não precisa ficar só sonhando!
Curti demais a parte que explica cada técnica. O clareamento, por exemplo, é algo que muita gente pensa em fazer, e é super importante ela frisar que tem que ser SEMPRE com a supervisão de um dentista. Isso me lembrou que não dá pra arriscar com essas coisas que a gente vê na internet, né? E as facetas, tanto de resina quanto de porcelana, parecem uma baita solução pra quem quer mudar mais a fundo a cor, forma e volume do sorriso, como ela menciona.
No fim das contas, o mais legal é ver que tem opção pra todo bolso e necessidade, mas o recado final da Dra. Raquel é o que mais vale: nada substitui a prevenção e a manutenção de dentes saudáveis! Acho que a gente foca tanto na estética que esquece que o básico é o mais importante pra ter um sorriso bonito e saudável. Muito bom o artigo, me deu umas luzes! ✨
Nossa, que artigo super completo e inspirador! É a mais pura verdade que ter dentes brancos e um sorriso bonito é um sonho de toda a população, né? Eu mesma sempre fui meio encanada com a cor dos meus dentes e é muito legal ver que a Odontologia evoluiu tanto e oferece tantas alternativas. A gente pensa que é só clareamento, mas o artigo já começa pela profilaxia, que é a base de tudo e algo que eu faço religiosamente! É impressionante como uma simples limpeza já tira aqueles pigmentos extrínsecos e dá um UP imediato no sorriso.
E o que dizer do clareamento dentário? É a primeira coisa que vem à mente pra ter dentes mais claros. Adorei o destaque que a Dra. Raquel deu pra supervisão de um dentista, porque é fundamental. Essa parte do “gel de peróxidos” pra remover pigmentos intrínsecos mostra que não é brincadeira e precisa ser feito com segurança. Eu já considerei fazer, mas sempre penso na importância de um profissional acompanhando. E a microabrasão, tipo um “peeling dentário”, é algo que nunca tinha ouvido falar tão detalhadamente! É muito bom saber que existem soluções específicas até para aquelas manchinhas mais teimosas.
A evolução pra facetas, tanto de cerâmica/porcelana quanto de resina, é outro nível! A ideia de mudar a cor, forma e volume preservando ao máximo a estrutura dentária com as lâminas fininhas de porcelana é sensacional. Realmente, como o artigo finaliza, dentes harmônicos e claros fazem uma diferença gigante na autoestima e no bem-estar. Mas o que mais me pegou, e que eu concordo plenamente, é aquele lembrete final: “nada substitui a prevenção e manutenção de dentes saudáveis!” Não adianta nada querer dentes brancos se a saúde bucal não estiver em dia. É um combo que a gente precisa buscar!