Este é um sonho de toda a população. As pessoas procuram os dentistas questionando como obter a aparência estética sonhada. E são várias as técnicas e alternativas disponibilizadas pela Odontologia para se alcançar o tão sonhado sorriso, desde simples limpeza dentária (profilaxia) até a confecção de finas lâminas de porcelana cimentadas.

Um breve resumo de cada técnica:

PROFILAXIA: realizada em consultório com escovas ou  taças de borracha e pastas especificas com o objetivo de remover placa e pigmentos extrínsecos  que se acumulam na superfície dentária.

CLAREAMENTO DENTÁRIO: realizado em consultório ou em casa, consistindo na aplicação de gel de peróxidos (carbamida ou hidrogênio) em diferentes concentrações, com o objetivo de remover pigmentos intrínsecos, tornando o esmalte dentário mais branco. O clareamento deve ser feito SEMPRE com a supervisão de um dentista.

MICROABRASÃO DENTÁRIA: técnica empregada para remover pequenas manchas esbranquiçadas ou escuras, localizadas. É uma espécie de peeling dentário, sempre realizada em consultório. Consiste na aplicação de produto na superfície manchada do esmalte para promover a sua remoção através de abrasão. Em alguns casos existe a necessidade de associar desgaste dentário e restauração da região atingida.

FACETAS DE CERAMICA ou PORCELANA: as facetas de cerâmica são confeccionadas em laboratório. Em geral é necessário algum desgaste para acomodar o material. Entretanto, a evolução dessa técnica permite lâminas cada vez mais finas e um desgaste dentário menor que preserva a estrutura dentária. Após a moldagem encaminha-se ao laboratório onde serão confeccionas e, posteriormente, cimentadas ao dente, transformando o sorriso. Essa técnica permite mudança de cor, forma e volume, se o paciente assim desejar e for necessário

FACETAS DE RESINA: realizadas em consultório com resinas compostas e também necessita de desgaste dentário com objetivo de transformar o sorriso. A evolução das técnicas odontológicas e dos materiais nos traz muitas opções de trabalho. Dentes brancos, claros e harmônicos proporcionam boa aparência e bem estar, ajudando na autoestima. Convém ressaltar que nada substitui a prevenção e manutenção de dentes saudáveis!

Dra. Raquel Mancuso –  CRO/RS 9928

Especialista em Dentística

 

Este artigo é de responsabilidade do autor