Colaborador: Dr. MÁRIO LEANDRO CARLET

Entende-se por dente incluso um órgão dentário que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção normal (não apareceu na boca do paciente), encontrando-se totalmente rodeado por tecido ósseo ou por tecido ósseo e mucosa (gengiva).
A causa mais comum da inclusão dos dentes é sem dúvida a falta de espaço nas arcadas. Porém, outras causas locais também contribuem para a inclusão, como o pouco desenvolvimento do maxilar ou da mandíbula, dentes muitos volumosos, obstáculos oferecidos por dentes vizinhos, ou excessiva resistência do tecido ósseo ou da fibro-mucosa. Além disso, com a evolução da espécie humana, a redução gradual do tamanho dos maxilares contribui para que os dentes que tivessem sua erupção mais tardia ficassem sem o devido espaço, levando a sua inclusão nos maxilares.
Os dentes inclusos podem dar origem a uma série de complicações gerais ou locais. As manifestações mais comumente resultantes da presença de dente incluso são: desvio da posição dos demais dentes (má oclusão); manifestações neurológicas (dores de cabeça, dores nas articulações temporo-mandibulares); manifestações tumorais (cistos e tumores de desenvolvimento); infecções por vezes graves (pericoronarites, abcessos) eoutras manifestações locais (cáries nos segundos molares, reabsorções de raízes dos dentes vizinhos).
Um diagnóstico bem realizado através de um bom exame clínico, associado a um exame radiográfico criterioso (radiografias panorâmicas e periapicais) é de suma importância para a indicação da cirurgia e a prevenção de possíveis complicações no trans e pós-operatório.

As cirurgias são realizadas, na grande maioria das vezes, sob anestesia local (em consultório), mas em algumas vezes poderão ser também realizados sob anestesia geral (em ambiente hospitalar).

A remoção de dentes inclusos trata-se, pois, de um procedimento cirúrgico corriqueiro, mas deverá sempre ser realizada por profissional capacitado, bem treinado e experiente a ponto de poder oferecer ao paciente um tratamento seguro, tranqüilo e livre de complicações desagradáveis.