Colaboradora: Dra. CLÁUDIA ROCHELE WICKERT

Cada vez mais o ser humano está buscando soluções estéticas para aprimorar sua beleza. As mulheres desejam ficar com lábios mais grossos como das celebridades. Agora virou moda o preenchimento labial através de injeções de substâncias químicas prometendo um visual rejuvenescido e sensual. Ou então para remover aquele “CÓDIGO DE BARRAS” acima do lábio superior que envelhece muito o semblante.
Podemos por um tempo aumentar o volume e deixar os lábios mais carnudos. Quando são usadas doses exageradas os lábios parecem inchados, ou deformados. Então temos o efeito contrário e o rosto perde a beleza.
Alguém já se perguntou quando e por que as pessoas ficam com os lábios mais finos? A causa da perda de suporte labial é a perda da dimensão vertical, ou seja, perda da altura dos dentes. É simples de entender, se são os dentes que dão suporte para o lábio quando eles ficam mais curtos, o lábio perde o apoio, muda de forma e fica fino.
Existe um desgaste fisiológico nos dentes com a mastigação e eles vão ficando mais curtos, com o passar dos anos. Se o paciente tiver bruxismo aumenta mais rapidamente esses desgastes e os dentes até de pacientes jovens podem ficar curtíssimos.
Portanto para fazer uma análise estética da sua face procure antes seu dentista e faça uma avaliação sobre seus dentes. Procurem saber se eles estão bem posicionados, se está indicado ortodontia. Se eles não perderam forma e função e estão necessitando de uma reabilitação bucal.

DRA. CLÁUDIA ROCHELE WICKERT
Cirurgiã Dentista / CRO/RS 7501