Colaborador: DR. PRAXEDES EDMUNDO MACHADO SOUZA

Atualmente a odontologia, está embasada em novos horizontes de conhecimento e em tecnologias avançadas. Mesmo assim esta cultura de uma odontologia moderna, nem sempre está acompanhada da informação necessária ao grande público. Temos muito recurso para oferecer tratamentos eficazes e de excelência. Porém, ainda hoje, a consulta com seu dentista, pode gerar uma situação de ”stress”. Estamos falando de reações emocionais com manifestações físicas e clínicas.

Episódios que ocorram durante o tratamento odontológico, como um desconforto, ansiedade, tontura ou uma perda de consciência temporária, entre outros eventos desta natureza, são denominados de “Emergências médicas”. Tais situações têm origens diversas, como o receio de sofrer algum desconforto, interação com algum medicamento usual, índice de glicemia no momento, alterações de pressão arterial e outros. Portanto, torna-se muito importante, que seja informada ao seu dentista, qual sua situação de saúde geral, relatar condutas e medicações de uso contínuo ou eventual. Todo tratamento odontológico, deve ser precedido de um questionário de saúde, dirigido ao paciente. Este questionário chama-se anamnese e é uma ferramenta fundamental para um atendimento seguro e exitoso.

O cirurgião dentista está apto a resolver tais situações ou de encaminhar aos cuidados pertinentes. Temos empresas especializadas em pronto atendimento, e alguns consultórios mantém parceria com tais empresas.

Lembre-se é assaz importante informar-se e informar sua situação de saúde.