Existe ajuda para dentes sensíveis?

 

Você é uma pessoas que recusa água gelada no restaurante ou espera a xícara de café esfriar antes de tomar um golinho para que os dentes não doam? Ou precisa de uma delicadeza especial ao escovar os dentes, passar fio dental ou mastigar? Talvez você tenha dentes sensíveis.

Mas existem várias estratégias que podem ser usadas para ter de volta um sorriso saudável – e, o que é mais importante, sem dor. A sensibilidade geralmente ocorre quando a dentina de um dente é exposta ao calor, ao frio ou a acidez. Normalmente, a dentina sensível é protegida por esmalte , acima da linha da gengiva e por cemento,  abaixo dela. Entretanto, se essas camadas de proteção foram danificadas ou desgastadas, o resultado poderá ser hipersensibilidade e desconforto ocasional. Cáries, dentes fraturados, doenças periodontal e raízes expostas podem causar sensibilidade.

O uso regular de creme dental dessensibilizante pode ajudar a diminuir um pouco a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo.

Seu dentista poderá sugerir procedimentos feitos no consultório, um deles pode ser o flúor na forma de gel, que fortalece o esmalte dental e reduz a transmissão das sensações, pode ser aplicado nas áreas sensíveis dos dentes.

Procure seu dentista e acabe com o desconforto da sensibilidade.

Dra. Cláudia R. Wickert

CRO/RS 7501