Colaboradora: Dra. LETÍCIA POZZI BEILKE

Odontopediatria é a área da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde.
Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Também por esse motivo, o trabalho do Odontopediatra é tão importante.
A promoção da saúde bucal deve receber maior ênfase em Odontopediatria, pois hábitos corretos adquiridos desde tenra idade permanecem por toda a vida do indivíduo, ajudando-o a manter sua saúde.
Deve ainda ser abordado com os pais todos os fatores relacionados à dieta, erupção ou perda dos dentes, higiene, flúor, mal-oclusões, traumatismos dentários, doenças da cavidade bucal, promoção de saúde, entre outros assuntos direcionados de acordo com a necessidade de cada paciente.
Toda criança pode se tornar um adulto livre de cárie, com uma estética perfeita, pois há possibilidade de se realizar um programa preventivo, individual e personalizado desde a época de nascimento dos primeiros dentinhos.
Assim, a Odontopediatria é particularmente direcionada às crianças, pois da mesma forma que os pais escolhem um Pediatra para cuidar de seu filho, é de suma importância nos tempos atuais, que se tenha um Odontopediatra de confiança, para que juntos possam disponibilizar saúde total, visto que uma condição bucal saudável influi diretamente na saúde geral e, por conseguinte na qualidade de vida de uma pessoa.

Dra.Letícia Pozzi Beilke
Cirurgiã Dentista
Especialista em Odontopediatria e Ortodontia CRO 1508